Bombeamento Solar

Bombeamento Solar

O QUE VOCÊ PODE REALIZAR COM UM SISTEMA DE BOMBEAMENTO SOLAR?
 
Na Agricultura 
Possibilidade de irrigação sem preocupações com a fatura de energia elétrica e de acordo com a intensidade do sol. Ventilação em granjas ou galpões em complemento com a rede elétrica ou mesmo em locais sem acesso à rede elétrica. 
 
Na Construção Civil 
Novas possibilidades de edifícios ecológicos com maior eficiência energética na ventilação ou refrigeração. Complementação da refrigeração com a energia solar, produzindo um efeito proporcional à demanda térmica, aliando maior conforto térmico à economia de energia. 
 
Na Sociedade 
Abastecimento de água contínuo em comunidades isoladas, permitindo inclusive o uso de sistemas de filtragem e dessalinização de água, sem a necessidade da rede elétrica. Mesmo onde há energia elétrica, será possível prover soluções no qual as comunidades não precisarão se preocupar os custos de energia para este fim. 
 
Mercado para Sistemas de Bombeamento Solar
 
Os conversores utilizados em sistemas de bombeamento solar, existentes atualmente no mercado nacional, são destinados para uso em alta potência ou para baixa potência. Em baixa potência, os conversores são simplificados e as moto-bombas são personalizadas para permitir a sua aplicação com baixa tensão. Em alta potência, os conversores utilizam a associação de uma grande quantidade de painéis em série, para atingir a tensão necessária para operação.
A inovação do nosso inversor de bombeamento solar consiste na proposta de utilização de conversores eletrônicos de potência conhecidos (CC/CC + CC/CA) para viabilizar a aplicação de motores trifásicos convencionais em média potência, ou seja, sem a necessidade de um elevado investimento em painéis fotovoltaicos.
 
Os conversores de baixa potência chegam a utilizar apenas 1 painel com conversores simples, porém com motores diferentes dos usuais, algumas vezes em corrente contínua ou em tensões baixas. Por outro lado, os conversores de alta potência utilizam um grande número de painéis fotovoltaicos, necessários para permitir a geraçãode tensão e potência suficientes para alimentar um motor convencional.
Entre as soluções atuais existe uma faixa de média potência que só pode ser atendida com o conversor apresentado, devido ao uso de um estágio elevador com uma topologia de alta eficiência que permite utilizar poucos painéis fotovoltaicos com o nível de tensão e frequência adequados para alimentar motores de ½ cv a 1 cv.
A principal aplicação destes conversores é o bombeamento de água. No entanto, o inversor de bombeamento solar abrange qualquer aplicação que permita o uso motores elétricos trifásicos convencionais, variáveis em função da disponibilidade de energia solar, como ventilação, climatização, irrigação, ar condicionado, filtragem e dessalinização de água.

Conheça algumas soluções


Ver todas